Conheça a diferença entre as picadas e conheça os melhores métodos de tratamento para cada situação.
Percevejos, Pulgas e Mosquitos
Os Percevejos são insetos que, por se alimentarem do sangue de animais de sangue quente, se alojam nas fendas existentes em colchões, almofadas e tapetes. Se existirem humanos, estes insetos não se alimentam de animais. Estes causam uma série de picadas em áreas expostas da pele, sobretudo na parte superior do corpo como o rosto, pescoço, braços, mãos e costas.
As Pulgas, apesar de terem uma presença ao longo de todo o ano, a sua atividade reprodutiva aumenta nos meses de primavera e verão. Estes parasitas externos, sugadores de sangue, podem comprometer o bem-estar não só dos nossos companheiros de quatro patas, como o nosso. É comum estes habitarem tapetes, móveis, sofás, almofadas podendo infestar toda a habitação, desde que essas zonas se constituam como espaços que lhes oferecem as condições favoráveis ao seu crescimento.
Já os Mosquitos, anteriormente falados no nosso blog, seja em relação a dicas para os combater ou até mesmo a forma como os mesmos se comportam em relação a determinados fatores como, por exemplo, a luz, têm uma maior tendência para surgir nos meses mais quentes e húmidos.
Picada de Percevejo vs Picada de Pulga
Os sinais das picadas de percevejo podem levar até 9 dias a tornarem-se visíveis. Por norma, as marcas das suas picadas surgem seguidas em linha ou em ziguezague. No entanto, um outro fator distintivo é o facto de, ao contrário do que acontece com a pulga, a picada de percevejo não surge com um pontinho vermelho ao centro. Para além disto, e como já referido acima, os percevejos preferem a parte superior do corpo no momento de picar, enquanto as pulgas optam mais pela zona das pernas, tornozelos e pés.
Picada de Percevejo vs Picada de Mosquito
Por mais difícil que seja a distinção entre as picadas de mosquito, pulga e percevejo, as picadas de percevejo e mosquito criam ambas um circulo rodeado por uma zona avermelhada ou inflamada.
Apesar dos percevejos picarem, maioritariamente, a zona superior do corpo humano, estes podem picar outros locais do mesmo. Isto aumenta a dificuldade na distinção para a picada de mosquito, visto que estes picam áreas de pele exposta.
Contudo, poder-se-á recorrer à altura do dia em que a picada surge para tentar diferenciar. Enquanto picadas de percevejos são encontradas pela manhã, as picadas de mosquito surgem mais ao amanhecer e anoitecer.
Comentários recentes