Quantas vezes já nos deparámos com a questão de uso de repelentes naturais ou óleos essenciais para repelir picadas de mosquito? A Citronela, o Alecrim e a Alfazema são algumas das plantas mais conhecidas como repelentes naturais de mosquitos. No entanto, reside sempre a mesma questão… serão estes repelentes naturais e óleos essenciais eficazes?

Factos

Uma vasta panóplia de artigos científicos confirmam a eficácia dos mais diversos repelentes naturais, entre eles a Citronela. No entanto, para além desta, outras plantas e óleos essenciais como Eucalipto e Manjericão têm um efeito repelente sobre os mosquitos. Contudo, o tempo de eficácia destes repelentes é menor, tendo como comparação repelentes químicos, o que torna necessário reaplicá-los com maior frequência.

Fatores Auxiliares

Existem diversos outros fatores que podem, também eles, auxiliar na diminuição da probabilidade da picada de mosquito. Fatores como descritos no nosso artigo 6 Dicas para evitar mosquitos, contribuem de forma fácil para a diminuição da presença destes insetos, o que levará à menor probabilidade da picada. No entanto, em ambientes não controlados, o uso de roupa adequada, nomeadamente, de cor escura e larga irá ajudar em muito para uma melhor proteção da pele exposta e potenciar o efeito do repelente natural.