Os mosquitos são uma praga comum, especialmente no verão. Fatores como o calor e a humidade em muito contribuem para a proliferação destes insetos e, por isso, procurámos destacar algumas das dicas mais eficazes para ajudar na prevenção dos mesmos.

  1. Mantenha tanques ou locais de armazenamento de águas estagnadas limpos e secos.

O mosquito fêmea, o único responsável pela picada de mosquito, deposita os seus ovos numa zona logo acima da linha da água fixando-os à parte interna dos recipientes. No entanto, alagamentos também se constituem como fatores potenciadores da presença de mosquitos e, por isso, evitar a rega excessiva de forma a controlar possíveis acumulações de água é também um passo fundamental.

2. Mantenha piscinas limpas e com cloro.

Os mosquitos, no momento de depositarem os seus ovos, procuram águas estagnadas, pouco poluídas e com lixo orgânico (folhas em decomposição, algas, entre outros). Pelo que, caso não seja possível manter a piscina limpa e com cloro, procurar tapar a mesma será um passo muito importante.

3. Coloque redes mosquiteiras para proteção.

Manter a casa fechada provoca ambientes abafados e propensos a insetos. Por isso, a ventilação e iluminação natural são essenciais para prevenir a criação de ambientes confortáveis a mosquitos. No entanto, com janelas e portas abertas é crucial a utilização de redes mosquiteiras que controlem a entrada de mosquitos na habitação.

4. Utilize roupas que cubram a pele.

Ao fim do dia e à noite, com a diminuição da temperatura, é mais fácil a utilização de roupas que cubram os braços e pernas, de forma a manter-nos menos expostos às picadas de mosquito.

5. Recorra a repelentes de mosquitos em todas as áreas de pele exposta.

Pode-se encontrar diversas ofertas de repelentes de mosquitos no mercado, contudo, a OMS recomenda alguns que podem ser consultados.

6. Repelente natural caseiro.

A Citronela e a Glicerina são ótimos repelentes naturais dos mosquitos, pelo que ao adicionar uma colher de cada um destes ingredientes a um creme hidratante, ele poderá funcionar como um repelente natural e caseiro. Este poderá ser utilizado em crianças com mais de um ano de idade e idosos.