Será que existem luzes que nos podem ajudar a manter o nosso quintal e terraço mais desprovido de mosquitos? A verdade é que sim, mas torna-se necessário ter uma grande atenção sobre quais as luzes a usar! Enquanto umas repelem mosquitos, outras têm uma grande tendência para os atrair.
Facto
Os mosquitos utilizam o sol e a lua como instrumento de navegação e, portanto, o fotorrecetor dos seus olhos está regulado para o espectro de luz verde, azul e ultravioleta. Por este motivo, torna-se essencial o recurso a luz amarela. Uma vez que os insectos não têm uma grande perceção de luz vermelha, todas as luzes que se encontrem o mais perto possível deste espectro vão diminuir a capacidade de visão do mosquito. Assim sendo, as luzes quentes ou luzes âmbar são uma das melhores escolhas para iluminar ambientes noturnos.
Evitar
Em contrapartida, é de evitar luzes florescentes que se encontram dentro do espectro ultravioleta dos insetos.
Contudo, a verdade é que não existem soluções infalíveis, mas aliando todas as nossas dicas e aplicando os repelentes que considerem mais adequados a cada pessoa, a presença dos mosquitos pode ser reduzida de forma significativa, mantendo assim o seu lar mais protegido.
Comentários recentes