Quantas vezes já nos deparámos com o facto de existirem pessoas mais propensas a serem picadas por mosquitos do que outras, estando todas a coabitar no mesmo espaço? Tenho a certeza que todos nós já ouvimos, algum dia, alguém dizer que a possibilidade de sermos picados é influenciada pelo nosso tipo de sangue… ou então por aqueles que têm sangue mais docinho. Mas será isto verdade ou apenas mito?
Facto
Os mosquitos não picam indiscriminadamente e, por isso, no momento da seleção das suas vítimas, têm em conta alguns fatores – dependendo estes da sua espécie. Estes fatores podem ser o odor corporal, o tipo de sangue e o dióxido de carbono exalado. Mas se existem fatores que potenciam a atração dos mosquitos, também existem outros que ajudam a diminuir a probabilidade de picada.
Odor corporal
O odor corporal definido geneticamente, semelhante entre gémeos monozigóticos (idênticos geneticamente) e divergente entre gémeos dizigóticos (não idênticos geneticamente), têm diferentes substâncias químicas que atraem os mosquitos. A junção dos diferentes cheiros exalados pela nossa pele potência a aproximação dos mosquitos, sendo que, alguns deles, ajudam também a repelir os mesmos.
Quais os tipos de sangue preferidos pelos mosquitos?
Segundo diversos estudos científicos, a preferência dos mosquitos por determinados grupos sanguíneos difere consoante a sua espécie. Enquanto o mosquito Aedes albopictus, com capacidade vetorial de transmissão de Dengue, proveniente do Sudeste Asiático, tem preferência por pessoas com sangue tipo O (dador universal). O Anopheles stephensi, principal vetor da malária nas áreas urbanas da Índia, é tendencialmente atraído por pessoas do grupo AB.
De que forma o dióxido de carbono exalado influência na atração dos mosquitos?
A quantidade de dióxido de carbono emitido pelo ser humano através da sua respiração, ajuda o mosquito a detetar o seu alvo. Como resultado, pessoas mais altas, de maior constituição e mulheres grávidas, constituem-se como pessoas mais atrativas para estes insetos insaciáveis.
Comentários recentes